Startups De Sucesso – Estudos de caso

Eu acredito que a melhor forma de se aprender é pelo exemplo. E mais ainda, que no empreendedorismo os melhores exemplos são aqueles dados por quem já errou muito, mas conseguiu acertar e atingir o sucesso em seus empreendimentos.

Por isso gostaria de criar um portal onde as pessoas possam se inscrever para receber por email estudos de caso de startups bem sucedidas do Brasil e do Mundo.

Seria abordada 1 startup por mês, em 3 emails (1 por semana). Sendo os emails divididos como:

1 – Desafio (Apresentando a startup e  o maior desafio que a Startup teve )
2 – Estratégia (Qual foi a estratégia usada para superar esse maior desafio)
3 – Resultados (O resultado final da estratégia e comparação com os objetivos).

O que acham? Como melhorariam a ideia? Quais startups convidariam?

Vocês podem conferir a ideia melhor aqui: http://startupsdesucesso.com

Startups De Sucesso - Estudos de caso

Especialista Lançado on março 1, 2016 por Validar.
Comentar
7 Respostas

    Ideia muito boa, Parabéns!

    Empreendedor Jr Respondido on março 3, 2016

    Valeu Isaque. Tem alguma sugestão de startup para ser convidada?

    on março 4, 2016.
    Comentar

      Olá, João. Confesso que essa idéia foi uma das mais surpreendentes que já vi por aqui. Muito bem pensada e, se bem trabalhada, tem tudo para se tornar uma fonte valiosa de pesquisa e aquisição de conhecimentos. Gostaria de lhe apresentar uma idéia para ser pensada ao se abordar os cases:

      – a maioria das histórias de sucesso de empresas a que tenho acesso na web conta a trajetória de acertos e erros de uma forma mais geral, sem muita especificidade. Os exemplos costumam abordar as dificuldades, percalços, falhas e, muito por alto,  como isto tudo foi driblado. É muito bacana ler a respeito destas histórias mas acredito que falta uma coisa: na maioria das vezes aborda-se a estratégia (como fizemos) mas quase nunca a tática (o que fizemos quando sabíamos como fazer). Um exemplo para deixar clara essa idéia: a história clássica das sandálias  Havaianas a respeito de reposicionamento. Tudo bem.. estamos perdendo mercado, nossos produtos estão obsoletos, então como vamos sair dessa? Vamos nos reposicionar!!! E o resto é história… Não! O resto não é história! A história deve ser contada com detalhes para que possamos saber e aprender O QUE eles fizeram para se reposicionar ( que ferramentas usaram (design thinking foi uma delas); fizeram novas contratações de peso para a equipe; se eles refizeram e como refizeram seus  moldes estratégicos; houve renovação dos processos, etc.). Pois, na minha visão, com o volume crescente de cases, não demorarão a aparecer exemplos de situações que se assemelham a situações reais vividas pelos visitantes. E acho muito mais proveitoso que se “conte o milagre mas também o santo!”.
      – a minha sugestão: criar uma seção do tipo: o que você faria se… (aqui entra o cenário real encontrado por uma determinada empresa que foi bem sucedida ao enfrentá-lo) … Veja como e o que a empresa X fez… ( aqui entram as estratégias e as táticas EM DETALHES). Como professor, acredito que isso seria muito proveitoso para o empreendedor que esteja enfrentando situações parecidas. Poder-se-ia começar por cases que são comuns à maioria das empresas como o levantamento de recursos. Ouvir que “nos inscrevemos num programa de aceleração e fomos selecionados” já não faz mais sentido. Como prepararam a apresentação e o pitch, por exemplo para ganhar seria muito mais interessante.

      Com certeza, uma ótima idéia a de vocês.

      Empreendedor Respondido on março 4, 2016

      Excelente post…

      on março 5, 2016.
      Comentar

        Tipo o meusucesso.com?

        Empreendedor Jr Respondido on março 31, 2016

        Luciana, quase, a ideia é criar algo com foco em Startups e abordando estratégias especificas, não necessariamente toda a trajetória da empresa. Além de um formato mais simples e condensado.

        on março 31, 2016.
        Comentar

          Excelente iniciativa!! eu convidaria o Barba Ruiva do Matt Montenegro.O rapaz que costuma escrever no vidadestartup.org

          Empreendedor Jr Respondido on março 3, 2016

          Valeu Wesley, vou entrar em contato com ele.

          on março 4, 2016.
          Comentar

            Olá! Eu achei bem bacana sua ideia!
            Só que ela só tem um problema (pelo menos para mim ..rs) o tal do email. Por exemplo: eu tenho um dia corrido e quando tenho um tempinho livre corro pro facebook onde distrações e trabalho pode ser visualizadas ali, quase que na mesma hora, agora no email eu quase não entro e inclusive detesto os milhões de emails desnecessários enchendo minha caixa de entrada.
            Na minha humilde opinião você deveria botar a cara a tapa com um canal no youtube, sabe você pode seguir exatamente o teu roteiro acima, crie um senário, convide pessoas (ou não ..rs)  a diferença é que você o pode fazer no estilo youtubers  e mostrar a sua cara, a sua real opinião (tipo jout jout … enfim) e pode usar outros canais para divulgar os vídeos como face, insta, twiter …. eu acredito que vai dar mais retorno assim.
            Boa sorte!

            Empreendedor Respondido on março 22, 2016

            Oi Nati, tudo bem? Obrigado pelo retorno. A ideia de atuar em múltiplos canais é uma boa mesmo.  Uma recomendaçÃo que deram foi que fizesse uma plataforma online onde a pessoa via para ver os cases, ao invés de mandar por email.  Um site dedicado a isso, o que acha?

            on março 22, 2016.

            Acho mais interessante. Seria tipo um canal no you tube, ou um site mesmo ?! Enfim se fizerem tipo plataforma faça como a do empreenda junto, e com divulgações periódicas no facebook, que é ótimo para fazer a propaganda chegar nas pessoas certas.

            on março 27, 2016.
            Comentar

              Muito bom. Quero receber esses emails aí. Acredito muito no modelo de estudos de caso. Dê uma olhada no meu projeto, acho que vc vai curtir.
              http://192.241.249.192/ideia/finc-a-escola-do-futuro/

              Empreendedor Jr Respondido on abril 1, 2016

                Boa tarde, João! Sua ideia ainda está de pé? Gostaria de testar o ensino de metodologias agéis para um equipe por meio de estudos de caso! A sua ideia seria perfeita para o que estou procurando. Faço parte de um entidade estudantil chamada Núcleo de Empreendedores da USP Ribeirão. Me manda uma resposta! Abraços 🙂

                Iniciante Respondido on novembro 15, 2018

                Sua resposta

                Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.