Segurança automotiva

    Boa tarde !
    Pensado em segurança dentro dos carros, imaginei um sensor, que em certa velocidade,  calcularia a distancia entre o carro da frente, e dependendo da distância entre eles e em relação a velocidade, “cortaria” o acionamento do acelerador, fazendo com que reduzisse a velocidade, ficando dentre de uma zona considerada segura.

    Empreendedor Jr Lançado on janeiro 13, 2016 por Ideia.
    Comentar
    5 Respostas

      Obrigado pelas respostas. Essa foi uma ideia baseada na infelicidade de um acidente que ocorreu recentemente.
      Através de conversas com pessoas melhores informadas, tive a notícia que já existe sim a tecnologia, presente nas novas versões do Fusion.
      Agradeço a todos. Servirá como incentivo a imaginação.
      Logo, postarei mais ideias.

      Empreendedor Jr Respondido on janeiro 13, 2016

      Ficamos no aguardo de novas idéias Frederico

      on janeiro 13, 2016.
      Comentar

        A Volvo se não me engano já está implementando algo assim, com o drive assist.

        https://www.youtube.com/watch?v=RX3fcSGy4ks

        Um desafio seria conseguir fazer essa tecnologia poder ser aplicada em carros que “não possuem nativamente”, ou sem aumentar muito os custos.

        Especialista Respondido on janeiro 13, 2016

          Bem, a idéia é excelente, mas aí vão algumas barreiras que, acredito eu,  você enfrentaria:

          01 – Este dispositivo poderia ser desenvolvido utilizando-se, entre outras tecnologias, um dispositivo Doppler (que mede a velocidade de fontes móveis e emissoras de ondas eletromagnéticas). Bem, não conheço nada a respeito de certificações, mas como sou formado em Física, não creio que certificar algo assim seja muito simples, pois implicaria em dispêndio apreciável de tempo e custos com especialistas tanto para o desenvolvimento de um protótipo aplicável quanto para o processo posterior de certificação. Aí encontraria-se  um primeiro desafio: correr contra o tempo e torcer para que ninguém desenvolva e certifique esta tecnologia antes de você.
          02 – Concordo com o João (acima) e imagino que um produto desses deveria já vir instalado de fábrica (não vejo como uma adaptação dessas possa ter muito sucesso em instalações do tipo acessórias, ainda que em oficinas especializadas). Logo, seus principais clientes seriam as montadoras. Já trabalhei numa subsidiária de uma “famosa montadora”  e posso lhe afirmar com todas as letras: ainda que a sua tecnologia fosse revolucionária, negociar com montadoras requer muita network e lobby. Não conheci um só fornecedor da “famosa montadora”  que não “conhecia alguém, que conhecia alguém, que conhecia alguém, etc… A não ser que você conseguisse com que as montadoras viessem até você, o que não é comum  (nunca vi!!!) na prática.
          03 – Um outro PROBLEMAÇO: o vídeo do link que o João postou acima me pareceu muito parecido com a sua idéia. Se o que a Volvo lançou é o que você pensa em lançar, seria uma validação da sua idéia. Porém, duvido que a tecnologia não tenha sido patenteada. E caso haja o pedido ou a confirmação da patente, é melhor sair do jogo.

          Empreendedor Respondido on janeiro 13, 2016

            Eu tive uma ideia recentemente um pouco parecida com essa, mas o “cortador de velocidade” estaria ligado a um GPS, a ideia era ter em todas as vias as velocidades máximas permitidas(essas velocidades talvez até já tenha no google, se não tiver dá pra criar uma rede colaborativa como o waze). Ao passar nessa via, a velocidade se limitaria determinada naquele local.

             

            Uma outra ideia que tive, também ligado a isso, seria instalar uma câmera na frente do carro que reconheceria placas de VELOCIDADES. Envolve um processamento um pouco mais complexo mas não impossível.

             

            São ideias imaturas ainda, mas sem dúvida dá pra se aproveitar algo de útil nisso! =D

             

            boa sorte.

            Empreendedor Jr Respondido on janeiro 14, 2016

              Eu já pensei em uma idéia de desligar a porra do farol alto. Pqpqpq

              Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 3, 2016

              Sua resposta

              Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.