Plataforma de Marketing para grupos do Facebook

Compartilhe em todos os seus grupos com um clique!

 

A idéia é criar uma plataforma onde você possa compartilhar um post em múltiplos grupos do facebook de uma única vez.

 

O problema: Leva-se muito mais tempo do que o necessário para se compartilhar um conteúdo em vários grupos do facebook.

 

Solução: Uma plataforma onde eu possa criar o post ou selecionar um post da minha timeline ou pagina e enviar para vários grupos simultaneamente.

 

Clientes alvo:

 

Pessoas que compartilham conteúdo em múltiplos grupos constantemente (Marketing de pequenos negócios / Digital Products )

 

Também pode ser útil para:

 

    •      Compartilhar em grupos universitários (Pedindo ajuda)
    •      Grupos de venda/troca
    •      Grupos de ajuda

 

   Conta free: Limite de postagens diarias / grupos que podem disparar / Apenas posts criados diretamente na plataforma

 

     Monetização:

 

    •      Op 1: Para pessoas físicas: Poder compartilhar posts da conta pessoal / Linkar até 1 pagina do facebook / Remover limite de  grupos / Ampliar de disparos (10? 20?)
    •      Op 2: Para empresas: Tudo do 1 + Sem limite algum de disparos/grupos

 

 

Especialista Lançado on janeiro 21, 2016 por Validar.
Comentar
5 Respostas

    O, João. Aí vão algumas perguntas antes de eu lhe dar a minha opinião:

    a) o principal valor gerado para o cliente é a redução de tempo?
    b) seria possível gerar o acesso a grupos de interesse selecionados com base no perfil de usuário requerido pelo cliente (como no Facebook quando se paga para impulsionar um post) adicionalmente aos disparos para grupos já pré-selecionados?
    c) essa interação da plataforma com o Facebook é possível, ainda que somente para disparos para grupos pré-selecionados? Se sim, ela é paga? Se sim, afetaria em muito a margem de contribuição individual por cliente da plataforma?

    Valeu!

    Empreendedor Respondido on janeiro 23, 2016

    Symon, tudo bem?

    Bem, vamos lá.

    a) A principio sim, seria economia de tempo, porém duas evoluções que já penso em implementar seriam: Agendar postagens / Analytics para indicar os melhores horários para postar em cada grupo. Assim além de tempo, você gnaha eficiencia.

    b) Precisaria de um estudo mais complexo, mas acredito que talvez seja, visto que normalmente o próprio facebook indica grupos para vocÊ participar com base nos que voce participa. Porém o disparo somente pode ser feito para os grupos que você faz parte atulmente.

    c) A interação para automazitar postagens no facebook é gratuita, você tem acesso a API, o custo é nos servidores que ficam dedicados para rodar os disparos. É complicado hoje falar qual a margem de lucro, pois ainda não sei quanto as pessoas estão dispostas a pagar, porém os custos são relativamente baixos.

    on janeiro 23, 2016.

    Olá, João. Aí vão algumas considerações:

    a) Pelo que vi, a proposta do seu modelo de negócios é o modelo Freemium. Eu acredito plenamente que você acertou no formato, haja vista a proposta do negócio. Não é à toa que Skype, Dropbox, Trello, Evernote, Pandora, Qranio, etc, são exemplos que operam nesse modelo e que são um sucesso (e que sucesso!). Uma sugestão em que gostaria que você pensasse: combinar esse modelo com o modelo Multifaces. Explico: este, último integra segmentos de clientes que coexistem e são interdependentes. No seu caso, acredito que você poderia fornecer valor para o usuário (que quer divulgar, digamos, um certo produto) e para as pessoas físicas ou PJ’s que querem adquirir esse produto. Ainda que os posts não fossem, exclusivamente, institucionais ou de ações de marketing, haveria (creio eu) outra área de atuação, uma vez que pessoas têm a necessidade de se fazerem ouvidas (clientes) e a curiosidade de saber a respeito de assuntos de interesse (um grupo amador de entusiastas de gastronomia poderia querer saber quem está postando coisas legais sobre comidas, por exemplo, a fim de aumentar a quantidade de pessoas qualificadas para pertencerem ao grupo). Caberia a você uma forma de planejar como isso aconteceria. Você teria um modelo misto que acho que geraria, ainda mais, possibilidades de geração de receitas.

    b) Quanto à proposta de valor e de acordo com o que discutimos, tenho a impressão de que:
    – somente a economia de tempo é uma proposta interessante, mas de atratividade média (a minha experiência diz que quando se fala em dinheiro a fim de se proporcionar redução de tempo, EM QUALQUER RAMO, a atratividade praticamente se restringe às pessoas mais esclarecidas, ou que estão dispostas a pagar por serviços de impliquem em qualidade de vida ou de trabalho ou, principalmente, que não têm tempo a perder. E esse conjunto não representa a maioria de users que trafegam pela web. Bem, a não ser que a estratégia adotada seja de nicho.
    – na segunda proposta por você sugerida, ganhar-se em tempo e eficiência já seria uma muito interessante, pois haveria aumento do público-alvo já que poderiam estar inclusas  pequenas empresas que querem penetração de mercado ou desenvolvimento de produto.
    – mas, com a possibilidade de acesso a grupos de interesse, aí sim, você teria uma proposta  de valor TOP, além de criar uma vantagem competitiva, uma vez que de acordo com o que você disse suponho  que isso ainda não exista.
    – mas, vamos um pouco mais além: suponhamos que, para que o Face indique grupos de interesse, seja necessária codificação. Pronto, mais um ponto pro seu negócio: criou-se um barreira de ingresso ao mercado. Show!

    c) uma sugestão para inspiração do seu MVP, é o vídeo oficial da Dropbox. Clean, assertivo e esclarecedor.

    That’s all, folks (for while!)

    on janeiro 25, 2016.
    Comentar

      Realmente, seria provável que parte desse “compartilhamento” fosse considerado SPAM e poderia ser bloqueados. O FB tem um mecanismo bem interessante e bem feito de bloqueio dessas coisas, se você perceber a maioria de SPAM, seja de produtos que não fazem nada e até publicidades de verdade, são feitas pelo meio pago do FB.

      Agora, se fosse apenas uma ferramenta onde você lista grupos da sua conta, e então replica o post, é mais simples. Dá pra fazer como plugin do chrome.

      Especialista Respondido on janeiro 28, 2016

      Interessante, poderia ter uma versão free com limite posts, e paga sem limite.

      on janeiro 28, 2016.
      Comentar

        Creio que você saiba que já existe pelo menos uns dois softwares no mercado brasileiro que já fazem isso. Se tiver algum diferencial, como os que você citou na sua resposta anterior, bacana. Porém, se esbarra em outro detalhe: postagens replicadas em vários grupos são consideradas SPAM. O mecanismo que os programas atuais usam para burlar isso é permitir que o usuário cadastre várias contas, de forma que, dentro de um intervalo de tempo, o programa mude de conta, enganando assim o FB. Caso contrário, o FB bloquearia a conta para evitar a prática de SPAM. Não sei se, pensando nessas questões, seria viável.

        Iniciante Respondido on janeiro 23, 2016

        Neemias, tudo bem?

        Sobre as duas plataformas que citou, poderia me passar o nome ou o link? Gostaria de conhecer.

        A respeito dos diferenciais, minha meta seria criar algo a niível profissional que possa ser usado por marcas, com é hoje o BufferApp.

        A respeito do filtro de Spam do FB, é algo que preciso estudar com calma, mas não é tão complicado de não ser pego, a questão é somente colocar limites e tempo entre os envios, e além disso, garantir a qualidade do usuario.  Mas irei pensar melhor nesse problema, obrigado pela dica.

         

         

        on janeiro 23, 2016.
        on janeiro 27, 2016.
        Comentar

          Leia com atenção os termos do facebook antes, conheço uma plataforma de compartilhamento de posts que pagava para quem compartilhava, tinha com principal rede o facebook e depois de tudo desenvolvido a api deles foi bloqueada. E se você vai mesmo fazer algo neste sentido pergunte porque as pessoas usaria o seu serviço e não dos concorrentes.

          Empreendedor Jr Respondido on janeiro 27, 2016

            Oi João, bacana sua ideia.

            Quero compartilhar contigo uma experiência que tive.

            Tenho um projeto que esta em hibernação no momento, minha ideia era bem parecida com o que hoje é o Skina, ou seja, um marketplace para comprar de perto. Se observar bem é bem parecido com a proposta dos grupos de troca no facebook, desenvolvi meu MVP mas como todo o marketplace tive o problema do ovo e da galinha (o que vem primeiro? vendedores ou compradores). Resolvi apostar nos vendedores, ai fui verificar o que os vendedores faziam hoje em dia para vender nas redes sociais então cheguei aos grupos do facebook e desenvolvi o que você disse ai. A ideia era que todos os vendedores do meu marketplace teriam essa ferramenta de compartilhamento automático nos grupos do facebook e foi uma grande sacada de growth hacking, porque eu coloquei 2 beta testers e em 1 semana tinha mais de 20 ligações de interessados em usar o sistema. Só que ai vem o balde de água fria, o facebook não libera a permissão necessária para fazer isso via API para Web, libera apenas para TVs Smart e outros hardwares que em que o facebook não tem API. Acabei focando no meu outro negócio que rodava em paralelo e deixei esta ideia para o futuro, aguardando a API do novo messenger do facebook que ainda não saiu.

             

            Este esquema que o pessoal esta compartilhando ai funciona diferente, o usuário tem que criar seu próprio código de API e ter ser próprio domínio ai da pra fazer sem problemas no meu caso eu queria ser totalmente acessível a usuário leigos.

            Continuo observando as mudanças tanto nos grupos como na API do facebook em busca da melhor oportunidade.

            Abraço

            Iniciante Respondido on maio 9, 2016

            Sua resposta

            Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.