Plataforma de Conteúdo Fitness com fanpage localizada

    Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?

    Essa é a minha primeira participação por aqui e gostaria de compartilhar um insight  que tive nesses dias. Vou começar com o momento que me surgiu, que ele resume bastante o cenário que encontrei ao fazer uma avaliação mais profunda!

    Me mudei para Campinas a 5 anos para fazer faculdade de Publicidade, e por aqui fiquei.
    Após anos de sedentarismo, procurei por uma atividade física diferente, que não fosse aquela rotina massiva de academia e tal. Por uma surpresa minha, percebi que ao menos aqui na cidade é bastante grande a procura por essa opção. Os espaços públicos estão lotados de pessoas fazendo exercício, e de profissionais com turmas fixas de atividades cross fit e exercícios funcionais.

    Então, me surgiu o insight inicial! (digo inicial pois já previ umas evoluções, caso as coisas comecem a dar certo haha)

    Criar um blog de conteúdo fitness inicialmente localizado (Região de Campinas, o que dá praticamente 2milhões de pessoas), com bastante opinião de profissionais renomados da região, locais para a prática esportivas gratuitas, treinamentos, profissionais oferecendo serviço, e etc.

    Junto do blog, uma fanpage localizada, onde será postado os conteúdos do blog, mas com mais ênfase do que tudo acontece na cidade!

    Bom, acredito que superficialmente é isso haha. Não consegui me prolongar muito, pois esotu postando direto do meu trabalho haha. Mas inicialmente está tudo ai.

    O que vocês acham?

    Abraços!

    Empreendedor Jr Lançado on fevereiro 4, 2016 por Validar.
    Comentar
    2 Respostas

      No caso seria um “Portal Fitness” para o mercado de Campinas e Região? Bem, caso não tenha outro grande portal para competir pelo mesmo nicho acho interessante. A questão é: 2 milhões é a população total ? Ou a população da região com interesse no assunto? (Da para estimar usando o facebook insights).

      Me parece que se você conseguir uma boa fanbase, da para criar algum treinamento do tipo “FL” para monetizar e crescer a nivel nacional. Talvez um aplicativo com dicas de treinos funcionais com a opção de “pagar” para ter treinos customizados em parceria com as cademias da região ou elas anunciarem para os úsuarios seja uma boa.

      Bem, o nicho de atuação é realmente bom, o negócio é traçar uma estratégia apra crescer e virar algo sustentavel.

      Especialista Respondido on fevereiro 4, 2016

      Então, seria isso mesmo! Fiz uma pesquisa breve e não encontrei nada parecido, apenas conteúdo jogado em diversos blogs diferentes sobre o tema na região (site de nutricionista/personal com blog).

      Na verdade são 3 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Campinas. Irei estimar o interesse no assunto pelo facebook insights mesmo, valeu pela dica! 😀

      Estou montando uma identidade visual para o negócio já, acredito que em breve vou lança-lo 😀

      on fevereiro 5, 2016.
      Comentar

        Victor, tudo bem?

        A ideia é legal, difícil é a execução.

        Ter um público bastante definido é interessante. Parece que você já sabe como adquirir os clientes também, o que é bom demais e já te facilita demais a vida.

        O problema é que o mais importante, do meu ponto de vista, é ter uma ideia do modelo de negócios, já que isto vai te dar uma base de quanto poderá gastar para continuar provendo essa grande quantidade de conteúdo (que demanda muito tempo ou uma boa grana).

        Fazer uma pesquisa de mercado para entender se o seu modelo está no caminho certo. é outra coisa bastante importante!!

        Para pensar:

        • Quem vai pagar? ( É o usuário que quer receber conteúdo ou os profissionais da área de saúde que chegarão até esses clientes? )
        • Para quem é mais vantajoso essa plataforma?
        • Quem é o cliente ideal?
        • Porque usar a plataforma?
        • Porque estar disposto a gastar na plataforma?Se sim, quanto?
        • A partir de quando você já vai conseguir monetizar? (neste caso, serve para descobrir quanto de caixa você vai precisar antes)

        Espero ter ajudado!! Vamos discutindo isso ai!
         

         

         

        Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 5, 2016

        Exatamente ai que está minha maior dificuldade Bruno.

        Vou responder cada uma das suas perguntas haha:

        1. Como sou formado no mercado publicitário, inicialmente pensei em gerir essa plataforma de conteúdo como uma mídia para esses profissionais (personal, nutricionista, etc). Já que, tendo sucesso, teria um grande banco de pessoas concentrado numa mesma região! Mas tenho receio da credibilidade que essa ação vá ter com os profissionais e se estariam disposto a investir em marketing.
        2. A vantagem maior, seria para quem lê o conteúdo, já que ele teria disponibilizado ali os eventos que acontecem na região e profissionais que podem ajuda-lo a atingir resultados
        3. Conforme acima, o cliente ideal seriam os profissionais interessados em vender seus serviços e eventos
        4. Leitor: Se informar sobre tendencias do mundo fitness, dicas, artigos, vídeos e etc
          Profissional: Vender seus serviços, canal de comunicação eficiente e assertivo
        5. Sobre a monetização e valores, acho bastante dificil de precisar :/
        6. Acredito que conseguirei monetizar apenas quando começar a coletar e apresentar dados relevantes e significativos para os profissionais. O gastos iniciais seriam com servidor, dominio, talvez uma ferramenta de gestão de automação digital e etc.

        Valeu pela resposta Bruno!

        on fevereiro 5, 2016.
        Comentar

        Sua resposta

        Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.