Melhore seu bairro

    Como resolver problemas no seu próprio bairro?

    Todo mundo enfrenta problemas onde mora, sejam eles de transporte, saneamento, segurança, de responsabilidade da prefeitura ou nem tanto.

    Imagine uma situação corriqueira que poderia ser resolvida simplesmente se você pudesse reunir alguns vizinhos e comunica-los alguma coisa.
    Nessa correria em que vivemos nem sempre é possível, mas tive uma idéia que surgiu do nada e se viável, poderia resolver esses problemas.
    Uma “rede social” que pudesse reunir o máximo de pessoas de um mesmo bairro, onde todos pudessem compartilhar algum problema e nesse local tivesse os meios de resolvê-lo.
    E como a ideia é aproximar as pessoas e tornar o bairro melhor, pq não usar essa ferramenta tbm para promover eventos, empresas e pequenos empreendimentos do bairro (onde eu moro ainda se veem aqueles livrinhos cheios de propaganda das lojas e serviços do bairro).
    Abaixo assinados ou algum problema pertinente a prefeitura? Essa ferramenta também proporcionaria os meios legais para se resolver o problema.
    Todo mundo cansou de esperar o governo pra resolver um problema simples? Essa ferramenta permite fazer uma espécie de crowdfunding pra angariar os fundos e faz a intermediação.

    o que acham? Na teoria é muito bonito.

    Abraço a todos!

    Empreendedor Lançado on fevereiro 9, 2016 por Ideia.

    Gostei da sua idéia. Acredito que se tivesse realmente o interesse das pessoas. Causaria uma boa revolução nos bairros em todas as áreas principalmente segurança e infraestrutura, mas todas as áreas podem melhorar. Tens interesse em formar parceria?

    on fevereiro 26, 2016.
    Comentar
    5 Respostas

      Iniciativas assim são muito legais, um bom “start” seria conversar com os lideres das associaões de bairro e grupos de “vizinhaça ativa”, para criar um app de testes em algumas.

      Muitos bairros de classe B e A também contratam serviços de patrulha particular, seria bacana algo para se integrar a essa patrulha. Bem como a opção de avisar quando serviços básicos (Luz,água,coleta de lixo)  não estiverem funcionando para gerar relatórios a serem enviados para os orgãos públicos.

      Acredito que não é algo dificil de ser desenvolvido, o maior deafio é fazer com que as pessoas criem o habito de usar.

      Especialista Respondido on fevereiro 10, 2016

      Ah, como tudo sua rede social vai ter um custo para funcionar (servidores,site,dominio). Uma forma de monetizar sem ser invasivo é permiri que comerciantes locais anunciem na rede. Assim você ainda ajuda a economia local 🙂

      on fevereiro 10, 2016.
      Comentar

        Olá, sua ideia é boa, é muito bacana ver empreendedorismo social por aqui. Alem de cultivar inovação e tecnologia, combina a força destes dois itens pra ajudar as pessoas e a sociedade. Ideias assim são muito bem recebidas. Tentar validar junto às associações é uma ótima ideia, alem de validar com aquelas lideranças indiretas, pessoas que são sempre referência (sempre lembradas no bairrro, conhecidas) e também as empresas e ou comércio local que tem maior relevância para o bairro. Talvez pra te ajudar a validar a ideia uma pagina em uma rede social podera medir o nível de interesse e adesão…

        Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 14, 2016

        Oi Marcel, realmente esse contato com as pessoas que já fazem esse trabalho de melhorar o próprio bairro, como você e o João Vitor falaram, é um ponto importante que eu passei a considerar depois dos conselhos de vocês! Obrigado!

        on fevereiro 20, 2016.
        Comentar

          Bem legal a idéia.

          Sou sócio de uma lançadora de Startup, da uma olhada em nosso site, podemos te ajudar: puzzlelab.com.br

          Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 19, 2016

            Amigo, você pode falar com o Gustavo do Colab, ele tem uma idéia foda sobre esse tipo de colaboração.

            Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 19, 2016

            Fala Filipe! Não conhecia a Colab não! Muito interessante! Vou trocar uma ideia com ele então, valeu! Abração!

            on fevereiro 20, 2016.
            Comentar

              Olha essa ideia é boa, mas não se adapta a todo bairro. Eu por exemplo moro em um bairro bem antigo, ou seja a maioria dos moradores são idosos de baixa ou media renda que nem usam smartfone. Talvez se existisse um local onde se colocasse um aparelho tipo aquele de caixa eletrônico de bancos, pois esse os idosos já estão familiarizados a mexer com um Quiz onde cada pessoa coloca o Nº da casa onde mora e responde aos questionários, esse pode ser o novo “orelhão” e quem quiser pode usar o celular para o mesmo.
              A e não se esqueça de fazer a estatística da população de casas total do bairro, pois as vezes só se manifestam aqueles que que vêem algo como problema, mas nem sempre isso é vontade da maioria dos moradores!

              Empreendedor Respondido on março 22, 2016

              Sua resposta

              Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.