Ideas 2 Go

Como empreendedor é normal ter várias ideias de novos negócios todos os dias, boa parte dessas ideias eu mesmo descarto, mas uma parte delas eu gostaria muito de pelo menos avaliar melhor a potencialidade e o trabalho que precisaria ser feito para colocar essa ideia em prática.

Com tempo, estudo e experiência eu desenvolvi um “framework” que tenho usado em todos os meus projetos, mas até então estava preso a minha mente. Recentemente coloquei ele em forma de um mapa mental e estou pensando em desenvolver uma ferramenta visual para aplicar esse processo a qualquer ideia

O proposito é simples: Fazer todo o caminho de Ter uma ideia até Criar um modelo de negócios para essa ideia.

Cada etapa, cada ponto que deve ser analisado e estudado.

Criei o framework com base nos conceitos de Disciplined Entrepreneurship que estudei no MIT nos EUA, Sprints do Scrum, Lean Startup e muita prática com desenvolvimento de startups.

O mapa mental para quem se interessar pode ser acessado aqui: CLIQUE AQUI

E até pensei em como seria a ferramenta visual:

Ideas 2 Go


Ideas 2 Go

O que acham? Vocês se interessam pela ideia? Usariam?

Especialista Lançado on março 10, 2016 por Validar.
Comentar
6 Respostas

    Então, a ideia é realmente guiar o empreendedor. Criar o framework, ele ainda precisaria procurar as respostas. O que pretendo fazer é colocar “dicas”  sobre como fazer isso. Junto ao framework que é um modelo de passo a passo para conseguir fazer isso.

    Sinceramente, por experiência propria posso dizer uqe a maioria dos empreendedores não sabem as perguntas. Além disso, a ferramenta tem como maior objetivo “agilizar” as coisas, permitindo que você reuna todas as informações em um único lugar d eforma estruturada.

    Sobre o movimento flash, já deixei meu comentário lá. 🙂 Valeu por comentar aqui também.

    Especialista Respondido on março 10, 2016

    Já vi seu comentário!Desculpas! Não prestei atenção a isso Rsrs … Em relação a plataforma acho que  as dicas seriam essenciais para direcionar o usuário e também para o sucesso da mesma, pois já vi algumas plataformas, como o PM canvas ,  que facilita essa junção de perguntas/ideias , mas não se torna tão atrativa…

    on março 10, 2016.
    Comentar

      Parece bem interessante! Quando li o que você escreveu imediatamente lembrei-me do livro “O Segredo de Luisa” acho que no final dele tem um questionário que funciona para medir se a pessoa está pronta realmente para empreender. Pode ser útil a você, se já não for claro! rs..

      Empreendedor Respondido on março 22, 2016

        Olá, joão. Parabéns, cara, pela iniciativa!

        Sobre a sua pergunta; Sim! EU usaria! Vejo muita utilidade e acredito que muitos empresários também. Como consultor até mesmo poderia sugerir e contratar junto aos meus clientes para facilitar alguns processos. Mas queria te fazer uma pergunta. Para ser mais do que mais uma planilha ou mapa mental, entre as muitas que já existem, seu negócio precisa gerar um valor real e convencer o público de que vale a pena optar por ele. Então: Qual seria o maior diferencial de quem contrata esse serviço? Um exemplo é o Hotjar  que usa o argumento de “todas essas ferramentas em uma só” e ao invés de você ter que pagar e administrar o painel de 5 ou 6 ferramentas, você só precisa instalar uma para ter o mesmo resultado. Entendeu o conceito?  Percepção de facilidade e benefício.

        Adoraria conversar mais com você sobre o projeto. Caso tenha interesse entre em contato.

        hugo@hugonola.com
        skipe: hugo.nola

        Um grande abraço e muito sucesso.

        Empreendedor Respondido on maio 22, 2016

          Mas, quem contribuiria para dar essas respostas? Muitas vezes o empreendedor sabe das perguntas, mas não tem as respostas…

          Já conhece o Movimento Flash? http://192.241.249.192/ideia/movimento-flash-2/

          Mentor Respondido on março 10, 2016

            Poderia ser colaborativa também, imagina que você consegue colocar varias pessoas dentro do ideias-2-go, assim poderia ter até tarefas para as pessoas do time !
            Bacana, gostei…
            🙂

            Especialista Respondido on março 16, 2016

              Sou estudante de Administração da UFRJ, 8º período. Muito legal seu mapa mental e o template também. Se conseguir colocar os ramos do mapa mental no template vai ficar muito bom … Podia ter uma versão mais resumida, e outra mais longa, que contasse com todo o mapa mental. Ótima ideia, parabéns.

              Empreendedor Jr Respondido on abril 9, 2016

              Sua resposta

              Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.