Dispositivo de rastreamento e alerta para crianças, executivos e idosos

Respondido

    Fala galera,

    Ano passado enquanto realizava um intercâmbio acadêmico nos EUA, fui inserido em um projeto de engenharia muito interessante, então decidimos tocar a ideia como um side project, pois desenvolvíamos/desenvolvemos outras ideias.

    A ideia não é necessariamente inovadora, mas vimos que não há nenhum grande player que ocupou  ainda.  O dispositivo funcionará basicamente assim: ele permitirá o rastreamento dos indivíduos que o usam, além de possuir um botão de alerta/pânico que possa alertar as pessoas mais próximas ao indivíduo que ele(a) está em uma situação de risco.
    Funcionamento: Ytirus (nome do projeto que inserimos na época)  pode ser um pequeno dispositivo com um GPS inserido, e um botão de alerta, que o usuário poderá apertar quando achar que está em uma situação de perigo. Este botão de alerta, direciona uma mensagem de alerta para as pessoas mais próximas do usuário, que poderão tomar as medidas cabíveis para ajuda-lo.
    O dispositivo também daria acesso a um aplicativo, por onde a família e os mais próximos do usuário poderiam acompanha-lo por lá. Eu também gostaria de inserir um monitoramento da saúde do mesmo, mas ainda tenho que ver se é viável. O app também demonstraria todo o percurso que o usuário fez, e se viabilizarmos o monitoramento da saúde, como estava os batimentos e aceleração cardiaca em um determinado momento (rastreamento de abusos, e outras  ocorrências)
    O design do dispositivo, seria parecido com o em anexo (retirado do Trackrr – dispositivo de rastreamento de celulares e carteiras, que funciona de modo diferente), e poderia ser utilizado em um colar,  relógio ou mesmo no bolso do usuário, tornando o mesmo quase imperceptível para possíveis ameaças.

    Dispositivo de rastreamento e alerta para crianças, executivos e idosos


    Que problema soluciona? 
    A insegurança é um problema recorrente no Brasil e no mundo. Especialmente para crianças e mulheres, nos EUA, 1200  crianças são reportadas como desaparecidas por dia, totalizando mais de 400 mil por ano. Isso gera não só um mal estar na sociedade, mas em certos negócios que podem ser alavancados para prevenir e reduzir este tipo de problema, e é ai que o nosso projeto entra.
    Além de fornecer segurança e o monitoramento de crianças, o dispositivo também é útil para todas faixas etárias, tornando-o viável para empresários, pessoas de alto perfil como outro meio de segurança, idosos e etc.
    Obs: O produto também pode ser dividido em categorias: Family, Premium, Basic e etc. Mas ainda estamos vendo outros planos que funcionariam de forma melhor.

    Basicamente é só isso. O que vocês acham? Acreditam que é viável?

    Empreendedor Lançado on fevereiro 18, 2016 por Ideia.
    Comentar
    4 Respostas
      Selecionado

      Achei bem legal a ideia, penso que quanto mais compacto e jeito de assessório for melhor, também é importante ver se ele suporta a rotina do dia a dia, como quedas ou contato com o suor. Sem dúvida o projeto precisará de um capital considerável para começar, e terá que lutar pelo mercado contra os app de celulares que fazem o mesmo.

      Empreendedor Respondido on fevereiro 18, 2016

      Fala Guilherme, já estamos estudando métodos para deixa-lo mais compacto e durável. No mesmo sentido, estamos estudando maneiras para deixar o dispositivo o mais natural possível, pois queremos que ele seja o mais discreto possível. E já estamos trabalhando em um design funcional.

      No que se refere aos aplicativos no mercado, apresentamos uma resposta diferente, vou explicar como: em um assalto/sequestro o primeiro objeto a ser eliminado é o smartphone, dessa forma, todos os recursos do aplicativo são eliminados, deixando o usuário à deriva. O aplicativo presente no nosso dispositivo será apenas para monitoramento, enquanto o dispositivo em si informaria a localização e poderia servir como meio de alerta para país ou demais responsáveis.

      A parte do investimento é realmente muito importante, já estamos em contato com algumas empresas. Mas nenhum em estágio avançado de negociações, enquanto isso levamos o projeto na “garagem” mesmo, pois o time é internacional.

      Creio que isso deva responder as questões acima. Qualquer dúvida estamos ai!

      on fevereiro 18, 2016.
      Comentar

        Boa noite,

        Gostei da ideia, e me assustei com o volume de pessoas perdidas nos EUA.

        1 – Esse produto teria um pagamento mensal, anual ou agamento único?
        2 – Teria uma equipe de monitoração?
        3 – Seria utilizado em todo território nacional?

        Empreendedor Respondido on fevereiro 18, 2016

        Fala Felipe,

        Obrigado pelo feedback e interesse na ideia.

        1- Inicialmente pensamos em cobrar um valor único pelo produto, e caso o usuário se interesse, ofereceríamos um serviço de monitoramento com uma taxa anual (indo até trienal, com valores reduzidos). Sendo assim, seguimos direto para a questão dois, onde teríamos um grupo de monitoramento de usuários.

        3- Sim, o propósito é que o dispositivo tenha abrangência em todo território brasileiro. Inclusive, para testes iniciais, já estamos querendo distribuir alguns protótipos após o desenvolvimento, para ver se conseguimos alcançar zonas subterrâneas e áreas mais remotas do país.

        on fevereiro 18, 2016.

        Seria bom fazer uma mensalidade mensal, desta forma vai garantir sempre um movimento financeiro..
        Pense em mensal e no máximo trimestral. Mensal imagino que terá um ganho muito bom.

        on fevereiro 18, 2016.

        Reamente estamos levando isto em consideração. Valeu pela ajuda!

        on fevereiro 19, 2016.
        Comentar

          Bem legal a idéia.

          Sou sócio de uma lançadora de Startup, da uma olhada em nosso site, podemos te ajudar: puzzlelab.com.br

          Empreendedor Jr Respondido on fevereiro 19, 2016

          Fala Leo, beleza? O que vocês podem oferecer?

          on fevereiro 19, 2016.
          Comentar

            Olá,

            Sua ideia é bem interessante, pois tem um objetivo nobre: ajudar as pessoas em situação de perigo. Acredito que a ideia tem tudo para dar certo. No entanto, em razão da sua complexidade, poderá demandar um capital inicial considerável, além de mão obra qualificada. Mas, uma vez implementada, esta ideia tem grande potencial de crescimento, principalmente aqui no Brasil, se consideramos o alto nível de violência, criminalidade e insegurança que acomete o povo brasileiro todos os dias.

            Empreendedor Jr Respondido on abril 1, 2016

            Valeu pelo comentário. Estamos com os designs iniciais dos aparelhos. Agora estamos tentando encaixar todos os companentes e também trabalhando em um sistema que consiga integrar tudo isso. Considerando nosso orçamento (no money lol) acredito que o processo será lento. Mas estamos confiantes e motivados. Além disso, é um projeto que gostamos bastante. Abraços.

            on abril 1, 2016.
            Comentar

            Sua resposta

            Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.