Aplicativo para Motorista Particular

Respondido

    Quem aqui nunca foi a um Happy Hour com os amigos em seu carro e acabou consumindo bebida alcoólica e terminou por dirigir alcoolizado, ou resolveu parar em algum local e não achou uma vaga. Para solucionar esse tipo de problema pensei em um aplicativo chamado Meu Motorista.

    Antes de tudo devo me apresentar, meu nome é Thales Ribeiro, sou Funcionário Público e Desenvolvedor de Aplicativos nas horas vagas.

    A idéia por trás desse aplicativo é fornecer ao usuário a possibilidade de poder contar com um motorista particular 24hs por dia , para eventualidades que as vezes te impedem de dirigir, como quando voce sai e consome bebida alcoolica e fica impossibiltado de dirigir seu próprio carro, ou acontece de passar mal em sua própria casa, ou precisa levar seu carro de volta para casa após uma ida ao aeroporto.

    Funcionaria assim inicialmente: atrvés do aplicativo voce solicitaria o motorista, que acompanhado de um outro motorista utilizando uma moto iria ao seu encontro e dali eles levariam seu carro até o destino que voce desejar,  retornando os dois motorista até o ponto de apoio apos o antedimento.

    O grande problema para criação do app é o investimento inicial que tem que ser alto, uma vez que se tem que contratar motoristas, comprar motos, achar um local central na cidade onde sera instalado e principalmente a divulgação que ao meu ver se daria em bares e boates locais principalmente.

    Aguardo sugestões para a idéia e investimentos na idéia para que ela possa sair do papel e se tornar uma realidade.

    Empreendedor Jr Lançado on janeiro 13, 2016 por Ideia.
    Comentar
    10 Respostas
      Selecionado

      Olá, Thales! Estava pensando na proposta de valor do seu app (que é bem legal!) mas  acabei esbarrando em algo relevante para você levar em consideração: a sua fonte de receitas, seja qual for o modelo  em que você pensa em conseguir capturar valor, esbarra num problema crucial, que é  a necessidade do uso deste tipo de serviço ser baseada na eventualidade (eventualmente você está embriagado, eventualmente encontra-se impossibilitado de dirigir, etc.) ao contrário do Uber que, além da eventualidade, presta-se ao serviço de transporte num âmbito mais geral. Acredito que isto faz com que o seu potencial  de mercado seja um subconjunto (não sei mensurar que parcela) do potencial de mercado do Uber.
      Outro ponto é que você terá que desenvolver estratégias  contra duas  vertentes:
      a) a opção de NÃO se utilizar o próprio carro para se locomover (como comentado pelo Pedro) nestas eventualidades;
      b) a opção de, ao invés de ir com o próprio carro para a balada e pagar pelo serviço de retorno, o cliente já ter em mente que talvez valha a pena já usar um serviço de transporte tanto na ida quanto na volta (isto faz sentido em trajetos mais curtos), já pensando no benefício adicional de não ter que procurar por estacionamento já que não vai com o seu próprio carro.
      Mas é uma idéia muito boa!

      Empreendedor Respondido on janeiro 13, 2016

        Só para ver se entendi bem, seria um “UBER de motoristas”, para que eles dirijam o carro de quem pediu?

        Especialista Respondido on janeiro 13, 2016

          Como comentado pelo João, o investimento inicial seria menor fosse colaborativo (uma ideia do uber, 99taxis, etc). Encontrar os motoristas disponíveis mais próximos sob demanda é uma estratégia.

          Empreendedor Jr Respondido on janeiro 13, 2016

            Sim, seria tipo um UBER de motorista, Excelente capacidade de resumo João Vitor Chaves. Obrigado

            Empreendedor Jr Respondido on janeiro 13, 2016

              Não sei se daria muito certo, UBER é mais pratico, e não precisa usar seu próprio carro.

              Empreendedor Jr Respondido on janeiro 13, 2016

                Obrigado pela dica.

                Empreendedor Jr Respondido on janeiro 13, 2016

                  Tem que pensar forma mais segura para oferecer esse serviço aos usuários…

                  Mentor Respondido on janeiro 30, 2016

                    Concordo com o Erico, para se tornar mais viável seria bom pensar em algo sob demandas mais próximas ao local de onde a pessoa se encontra, o problema na verdade é que se a pessoa saiu de casa com seu carro e acabou consumindo álcool seria difícil ajudar pq msmo que alguém se propusesse a levar ela até en casa o retorno dessa pessoa que prestou ajuda até sua casa seria um outro problema. Eu entendi o público que você quer atender, porém não consigo pensar numa maneira efetiva e que seja viável de resolver esse problema, mas irei pensar se conseguir algo lhe falo!

                    Abraços, nos mantenha informado sobre o desenvolvimento da sua idéia!

                    Empreendedor Respondido on abril 10, 2016

                      Boa tarde! A ideia pode ser boa em alguns ponto de vista mas, particularmente, eu não usaria. Tenho meu carro, gosto de tomar minha cerveja e, todo final de semana, que sei que não poderei beber, eu peço um taxi, um uber, carona.. e sei que sou atendido em poucos minutos.

                      Outra situação é a questão da segurança do meu carro. E se acontecer algum acidente enquanto esse motorista estiver dirigindo? Apesar de ter seguro, eles não vão assegurar um outro motorista que não esteja na apólice.

                      Será que alguém confiaria um motorista desconhecido para levar meu carro de volta para casa depois de me deixar no aeroporto?

                      Acho que são pontos importantes para se avaliar.

                      Empreendedor Respondido on abril 15, 2016

                        Olá Thales, boa tarde.
                        Muito interessante sua idéia. Você chegou a tirá-la do papel?
                        Ainda tem interesse em desenvolvê-la?
                        Posso ajudá-lo bastante.
                        Onde você mora?
                        Aguardo seu contato
                        Meu perfil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/igor-excalibur-b16a44131/

                        Iniciante Respondido on março 6, 2017

                        Sua resposta

                        Ao responder você afirma que concorda com nossa politica de privacidade e termos de uso.